© 2018 Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda

 

Desenvolvido por Davide Garcia

22º EDAJ GUARDA

A Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda, tem o prazer de informar da realização do 22º EDAJ - Encontro Distrital de Associações Juvenis, a ter lugar nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro em Gouveia.


Pretende-se uma vez mais, promover a reflexão e discussão, tendo como ideias chave, os
conceitos de juventude e participação social, os jovens e a democracia, cidadania ativa, comunicação inclusiva e educação não formal.


Realçamos o painel intitulado “Viver Local, Comunicar Global”, que contará com a presença de Paulo Prata, jornalista do Jornal Notícias de Gouveia, Patrícia Figueiredo ex- anotadora da TVI e Dina Aguiar jornalista da RTP. Destacamos também os workshops, que decorrerão durante os três dias, de Novas Tecnologias na Gestão Associativa e Debate e Oratória, que realçam a importância da Educação Não Formal.


Os participantes, terão ainda oportunidade de visitar o património natural e edificado do
concelho de Gouveia, realizar visitas guiadas ao Museu da miniatura automóvel, ao parque
ecológico a diversas explorações vitivinícolas do concelho, realizar o Roteiro Vergiliano pela aldeia de Melo que passa pela casa onde nasceu Vergílio Ferreira e alguns lugares que marcaram a sua vida e obra literária, entre muitas mais atividades.


Haverá também oportunidade de as associações juvenis apresentarem na concorrida mostra associativa o que de melhor fazem junto dos jovens e suas comunidades, numa perspetiva cultural e social.


O debate sobre políticas públicas de juventude terá lugar no domingo, na tradicional “Hora de partir a loiça!”, seguindo-se a apresentação e votação do documento de conclusões.


Para além disto, o 22º EDAJ proporcionará inúmeros momentos de partilha, convívio, e troca de experiências, contando com representantes das Federações Regionais, bem como da Federação Nacional de Associações Juvenis - FNAJ, estimando-se a presença nos três dias de cerca de uma centena e meia de participantes, que terão oportunidade de descobrir o património, cultura e gastronomia do concelho de Gouveia, bem como contribuir para o seu desenvolvimento económico.

 

Poderão acompanhar a evolução da organização do EDAJ na nossa página no facebook em www.facebook.com/fajdg dando sugestões e opiniões.

22ºEDAJ.jpg